A Revolução do Coração com Inteligência Artificial
A doença cardíaca ainda é a principal causa de morte para homens e mulheres, mas tecnologias emergentes como a inteligência artificial (IA) estão criando oportunidades substanciais para um futuro mais saudável.
“Assim como a genômica avançou os cuidados com o câncer, o surgimento da IA está permitindo que os cardiologistas reimaginem tudo o que sabemos sobre como o coração funciona e como cuidamos dele”, afirma o Dr. Partho Sengupta, chefe de cardiologia do Robert Wood Johnson University Hospital (RWJUH) e professor de cardiologia da Rutgers Robert Wood Johnson Medical School.
O Dr. Sengupta tem uma visão privilegiada dessa revolução tecnológica e lidera iniciativas inovadoras no Centro de Inovação do RWJUH, focadas no desenvolvimento, teste e implementação de soluções digitais que podem melhorar os cuidados em todo o sistema RWJBarnabas Health.
Ele destaca 5 formas tangíveis pelas quais a IA está transformando os cuidados cardíacos:
1. Identificando ameaças mais cedo
A IA permite que os médicos identifiquem mais rapidamente defeitos estruturais no coração, sintomas de insuficiência cardíaca e evidências de ataques cardíacos, usando algoritmos de IA e aprendizado profundo em exames de imagem.
2. Analisando imagens
Pesquisadores estão explorando como grandes quantidades de dados de imagens avançadas combinadas com aprendizado de máquina podem analisar pixels de imagens cardíacas que de outra forma seriam invisíveis aos médicos, detectando padrões sutis que indicam a presença de certas condições cardíacas.
3. Aumentando a segurança
A IA pode servir como uma dupla checagem para médicos e outros profissionais de saúde cardíaca, melhorando a precisão no diagnóstico e tratamento de condições complexas, como detecção precoce de estenose aórtica.
4. Simplificando os cuidados
A tecnologia está trazendo eficiências diretamente para os pacientes, como o uso de ultrassom de bolso que permite que os médicos vejam imagens do coração em um iPhone durante uma consulta, ou dispositivos infravermelhos portáteis que podem identificar moléculas indicadoras de uma artéria bloqueada.
5. Melhorando as consultas
Avanços como ditado automatizado podem liberar os médicos de tarefas manuais de documentação, permitindo que eles dediquem mais tempo a conversas significativas com os pacientes, construindo empatia e confiança.
“Ao usar a tecnologia para tornar os profissionais mais eficientes, os médicos podem criar conversas mais significativas com os pacientes, construindo empatia e confiança”, diz o Dr. Sengupta. “Como resultado, os pacientes têm uma melhor experiência e os médicos podem realizar mais pensamento crítico e resolução de problemas – as tarefas que os fazem se sentirem mais realizados.”
Saiba mais sobre os cuidados cardíacos e vasculares na RWJBarnabas Health.
Pronto para levar suas habilidades em tecnologia ao próximo nível?
Descubra como você pode criar software com Inteligência Artificial e transformar sua empresa com a Dexi Digital. Clique aqui e saiba mais!